segunda-feira, 24 de outubro de 2011

OS PIORES ALIMENTOS DE TODOS OS TEMPOS:


É preocupante observar o modo como as pessoas estão escolhendo seus alimentos. As crianças não tomam mais sucos naturais porque não são gostosos como os refrigerantes; os jovens não comem mais feijão com arroz porque preferem pizzas, sanduíches, macarrão instantâneo e tantas outras comidas. São comidas, pois saciam somente a fome; mas não nutrem o organismo como um alimento fresco e natural.

Quanto mais processados industrialmente forem estas comidas, maior quantidade de toxinas serão depositadas no organismo; e grandes serão os danos que causarão à saúde das pessoas.

Vemos, com muita frequência, pessoas comuns, e até mesmo médicos e nutricionistas, preocupados com a quantidade de calorias que uma refeição pode conter; e não com a qualidade dos alimentos que colocamos no prato. Uma refeição com baixas calorias pode ser mais nociva para a saúde do que muitas calorias de um alimento integral e fresco.

A obesidade há muito deixou de ser uma questão estética para se tornar um problema de saúde pública em virtude do quadro mórbido que a acompanha.

A nutricionista americana Michelle Schoffro enumerou os 10 piores alimentos de todos os tempos; mas diante do enriquecimento das populações, de um modo geral; e com o advento da gastronomia, a lista, com certeza, será mais extensa.

10º lugar: Sorvete
Como todo produto industrializado, os sorvetes possuem altos níveis de gorduras trans e açúcar, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas (substâncias químicas que podem causar danos ao cérebro e sistema nervoso). Fazemos ressalva a alguns sorvetes artesanais feitos a base de leite e frutas somente.

9º lugar: Salgadinho de milho
Segundo Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ele pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso e irritabilidade.

8º lugar: Pizza
A nutricionista destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes.

E como todo alimento feito a base de farinha refinada (branca) gera picos de glicose no sangue, o que não é ideal para a saúde, principalmente de diabéticos.

7º lugar: Batata frita
Batatas fritas contêm não apenas gorduras “trans”, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas; gerando alimentos que podem causar reações inflamatórias que agravam problemas cardíacos, câncer e artrite.

6º lugar: Salgadinhos de batata
Pelo mesmo motivo que a batata frita.

5º lugar: Bacon
Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu, ainda, que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: Cachorro-quente
Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quente e outras carnes processadas podem aumentar o risco de câncer de pâncreas, em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon, é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colo-retal.

3º lugar: Donuts (Rosquinhas)
Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.

2º lugar: Refrigerante
Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet
Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior “Alimento de Todos os Tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de Amino Sweet.

De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar  por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos; e até mesmo, a morte.

Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Menière e esclerose múltipla.

Encaro esta problemática pela ótica da liberdade de escolha, contudo precisamos estar atentos, pois as mídias são especialistas em criar necessidades, ou seja, trocam consciência por dinheiro. 

É inaceitável e revoltante ver atores e atrizes famosos fazendo propaganda de medicamentos, bebidas e alimentos que, tenho certeza, eles não usam e jamais dariam aos seus próprios filhos. Não precisamos tomar parte desse lixo publicitário que é jogado para dentro de nossos lares.

Pense nisso!


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DICAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL:

Quando for para a academia ou mesmo nas caminhadas, coloque na sua garrafinha de água mineral, fatias bem finas de gengibre e folhas frescas de hortelã. O gengibre ajuda na queima de calorias e a hortelã é altamente refrescante. Não precisa ferver!

O trigo sarraceno além de não conter glúten ainda é rico em rutina que favorece a circulação sanguínea, prevenindo assim varizes e hemorroidas. Bata os grãos no liquificador para formar uma farinha e use nas suas receitas de pães e bolos.

O hipérico ou Erva-de-São João é excelente antidepressivo natural, mas diminui o efeito de anticoncepcionais orais, o que pode levar a uma gravidez indesejada.

O gengibre melhora náuseas, vômitos e soluços. Em casos de indigestão por excesso de comida, faça uma pasta com 40 g de gengibre em pó misturado com água morna  e coloque sobre o umbigo. Melhora rapidinho!

Se você vai pra balada hoje, não esqueça de comer um punhado( cerca de 30g) de nozes, castanhas ou amêndoas.  Elas contem gorduras boas que protegem seu fígado contra os efeitos nocivos do álcool e diminuem a ressaca do dia seguinte!

Se você quer parar de fumar tome chá de lobélia com tansagem. A Lobélia inibe vontade de fumar e a tansagem promove uma faxina de toxinas que o fumo vai deixando no seu organismo. Coma frutas cítricas e tome muita água durante a desintoxicação!

Guarde o chá verde bem tampado e não deixe-o exposto à luz, pois isto pode fazer com que ele perca suas propriedades medicinais. Não use agua fervente, mas aquecida somente, no seu preparo e tampe-o enquanto estiver preparando para que seus principios ativos não se percam com a evaporação!

Plantas medicinais não devem ser plantadas em vasos, pois muitas produzem seu principio ativo como forma de defesa frente a condições adversas, como sol forte, chuvas, ventos, etc. As plantas medicinais, tal como as pessoas, têm como missão tornarem-se melhores diante das adversidades para poderem curar o mundo ao seu redor! 

Esta é só pra quem tem gases quando come feijão! Deixe o feijão de molho em água pelo menos 2 hs antes de cozinhar. Jogue fora a agua que ficou de molho. Tempere com alho ou com cebola. Os dois juntos fermentam! Antes de servir coloque uma pitada de cominho moído, que além de aromático é  também um ótimo digestivo. Bom apetite!

Os chás diuréticos devem ser tomadas até as 17 horas; os laxativos após as 17 horas; os digestivos 1 hora antes ou 1 hora após as refeições. Se o seu caso for um resfriado, tome seu chá bem quentinho antes de se levantar da cama, pois com o corpo quente fica mais fácil eliminar toxinas. Peça pra alguém te servir, pois carinho também ajuda!


sábado, 1 de outubro de 2011

TPM...NINGUÉM MERECE:

Os chineses tem uma maneira mais simpática de se referir à menstruação. Eles a chamam de Água Celestial ou Dragão Vermelho.

Mesmo mudando o nome, este período, para muitas de nós, não é nada agradável. Ele pode vir acompanhado de muito desconforto físico e emocional. A medicina ocidental reuniu todos os sintomas que permeiam este triste quadro patológico da vida da mulher e fez uma sigla: TPM. Talvez escrita em forma de sigla, a Tensão Pré-Menstrual seja menos assustadora! A verdade é que acabamos passando por este incomodo sem nos darmos conta de que ele não precisa fazer parte de nossas vidas. 

O útero, os ovários e as trompas são irrigados de energia* por três vasos. O vaso governador e o vaso da concepção iniciam seu trajeto no períneo. O vaso governador sobe pelas costas e vai ate o ponto mais alto da cabeça, já o vaso da concepção sobe pelo ventre e vai ao umbigo e continua seu trajeto ate perto do nariz. O útero é especialmente irrigado por um outro vaso, cuja tradução é tronco da vida (Chong Mai). Nome muito apropriado para o responsável pela nutrição do feto durante a gravidez e pela formação do leite após o nascimento. Estes vasos tem sua origem nos rins e guardam uma relação direta com o estômago. Note que mulheres que sofrem de anorexia não menstruam, pois o vaso que irriga de energia o útero também nutre o estômago. As energias do coração, do fígado e do baço, também alimentam o útero.

A irritabilidade que sentimos no período pré-menstrual vem do desequilíbrio da energia do fígado, pois para a medicina chinesa cada órgão guarda um tipo de emoção. E se não há uma boa circulação energética também a circulação do sangue fica prejudicada e isto gera a dor. As cólicas menstruais acontecem desta forma.

O excesso de apetite e a vontade de comer todo o chocolate que encontrar pela frente vem do desajuste do sistema Baço-Pâncreas. Os enjoos e vômitos que muitas vezes fazem parte do quadro de tortura são o resultado do desequilíbrio da energia do estomago.  

Portanto, distúrbios na circulação energética destes vasos e órgãos  causam 
patologias físicas nas mulheres. Não só os sintomas ligados à TPM, mas também depressão pós-parto e retenção de placenta dentre outras patologias ginecológicas. Ninguém está livre de problemas desta ordem, contudo há como prevenir.

É fato que nós, mulheres, somos mais sensíveis ao frio, mas não existem argumentos que convençam uma mulher com menos de 25 anos a não sair mostrando sua linda barriguinha quando estiver próximo do período menstrual e/ou muito frio. Já vi moças de mini-blusa de lã. Vamos pular esta parte pela impossibilidade de convencê-las a se agasalhar e evitar banhos quentes antes de sair para a balada!

Talvez a parte da alimentação saudável incluindo nozes, castanhas, arroz integral, linhaça… também não! Elas adoram pizza! Muita água e chá de gengibre para fazer seus rins funcionarem melhor… elas só tomam refrigerante! E não adianta dizer que dá celulite. Elas não creditam! Exercícios físicos. Algumas adoram! Ainda bem, pois a obesidade é fator agravante para quem tem cólicas menstruais.

Acupuntura? Será que é bom? Dói? A acupuntura é uma terapia complementar sempre indicada onde a circulação está prejudicada. Podemos ou não fazer uso de agulhas. Na acupuntura sistêmica são usadas agulhas bem finas em pontos acupunturais distribuídos pelo corpo. São 365 pontos. Calma! Não usamos todos de uma só vez! Para cada caso são estabelecidos pontos diferentes e não costumam ser muitos. Para quem não gosta de agulhas, a acupuntura auricular é uma boa terapia. Veja que a orelha representa um feto humano e por isso todos os órgãos do corpo estão localizados neste micro-sistema e podem ser estimulados pelo uso de pequenas sementes. É uma técnica muito eficaz e praticamente indolor.

Como sempre, acabamos por concluir que, o melhor remédio sempre é a prevenção. Alimentação saudável e exercícios físicos fazem um corpo saudável, mas é somente  através do equilíbrio das emoções é que nos tornamos pessoas completas.

Até a próxima!

*Energia do ar que respiramos, do alimento que comemos e a energia que herdamos dos nossos pais. Junto com o sangue, eles formam o “Tao Vital”, ou seja, a própria vida.


sábado, 24 de setembro de 2011

UM POUCO DE MIM:


Por várias razões, foi muito difícil começar a escrever neste blog. Uma delas tem haver com a insegurança do inicio propriamente dito. Assim como o inicio de todas as coisas na vida...o inicio de uma amizade, o inicio de um novo negocio, de uma nova vida e assim por diante! Todo inicio se torna meio complicado, mas como começar a caminhar sem dar o primeiro passo? Impossível!

Então, me desculpem se este primeiro passo parecer um tanto quanto desajeitado...talvez o tempo se encarregue de aperfeiçoá-lo ou ate, de me mostrar um novo caminho.

O motivo principal de eu estar aqui e o desejo de compartilhar minha experiência pessoal ao longo dos anos em que tenho trabalhado na assistência a saúde das pessoas.

Minha opção pela área de saúde foi uma tendência natural daqueles que se sentem cuidadores. Nasci pelas mãos de uma velha índia que me banhou com água de alecrim numa bacia de madeira de cedro, com a benevolência que um cuidador deve dispensar ao seu paciente. Talvez, eu mesma tenha optado em iniciar minha jornada, nessa existência, dessa forma. Como uma Filha da Terra. Aprendi a escutar os sons da natureza e a respeitar os seus ciclos. Compreendo que eu e você somos parte desses ciclos.

Me formei em Farmácia e Bioquímica e, como um rio que segue seu curso, vieram as muitas experiências com a Etno-Farmácia; ou seja, estudei as propriedades e uso das plantas e ervas medicinais dentro de variadas culturas por diferentes povos. Convivi diretamente com curandeiros e pajés, parteiras e benzedeiras. Aprendi a reverenciar a Farmácia da Terra aplicando o conhecimento que a universidade me proporcionou. 

Assim continuei minha jornada na busca do equilíbrio, pois tal qual a natureza, o ser humano passa por ciclos de aparente desequilíbrio na manutenção da sua saúde. Essa compreensão me levou a estudar Acupuntura Bioenergética, que me trouxe uma visão muito apurada do ambiente energético em que vivemos; e de onde captamos e transformamos toda a energia de que precisamos para manutenção da própria vida.

A partir deste conhecimento, comecei a dar mais atenção não só aos chás que aconselho aos meus pacientes,mas também aos alimentos que passam pela suas mesas.

A maioria das pessoas não aceita a ideia de ter que mudar hábitos, que poderiam ser chamados de vícios alimentares, contudo se surpreendem com os resultados obtidos após alguns dias da nova dieta e percebem que não foi necessário um grande sacrifício. Passam a comer melhor, com mais variedade e principalmente com mais prazer. Sim, esta é a ideia! Sentir os sabores, os aromas da comida, comendo com muito prazer! Ir ao supermercado e escolher pessoalmente os alimentos que vai colocar na mesa também se tornara um prazer, e assim por diante!

Agora que a gente se conhece um pouco, continuaremos nossa conversa sobre chás, comidas e acupuntura; e quando for necessário poderemos conversar sobre medicamentos alopáticos; pois, eles podem fazer parte de nosso cotidiano; e seu uso disciplinado tem uma relação direta com nosso bem estar.

Até a próxima!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

QUEM TEM MEDO DA MENOPAUSA ?

Na medicina chinesa a vida é contada em ciclos. O homem muda seu ciclo a cada 8 anos e a mulher a cada 7 anos. E deve ser por isso que nós mulheres, amadurecemos mais rápido que os homens. Ao final de quatro ciclos de vida, ou seja, por volta dos 28 anos, alcançamos nossa plena forma física e mental. Mas como tudo o que é bom dura pouco, ainda aos 35 anos ou cinco ciclos,  já começamos a envelhecer. 

E este envelhecimento tem uma relação direta com dois grandes vasos energéticos, o Vaso Governador e o Vaso da Concepção; que percorrem nosso corpo do períneo até a cabeça, pelas costas; e da cabeça ao períneo, pela parte da frente. Tal como um rio, eles percorrem o corpo, irrigando de energia todos os órgãos  ao longo do seu curso.

Ao final de sete ciclos de vida, ou aos 49 anos, aproximadamente, ocorre um esgotamento energético destes dois vasos; e em consequência disso, os órgãos envolvidos podem sofrer algum tipo de perturbação funcional, que se não forem corretamente tratadas, podem virar patologias. Contudo, são os sintomas emocionais os que mais incomodam, nesta fase.  Seja pelo fato de não poderem ser mensurados, seja porque nós mesmas não os admitimos; e damos início a uma grande batalha. Uma batalha onde não sabemos ao certo quem são nossos inimigos; e muitas vezes saímos atirando para todos os lados.

Sentimos nosso corpo como uma verdadeira armadura. Muito pesada, esta armadura  nos rouba a forma; e limita nossos movimentos. Olhamos no espelho, à procura da grande guerreira; contudo só enxergamos a armadura. Com um coração em permanente angústia, ao nosso modo, vamos lutando. Muitas vezes, nesta luta, acabamos por ferir àqueles que julgamos serem nossos inimigos. Maridos, filhos, amigos, ou quem mais aparecer à nossa frente! Não percebemos que somos nós mesmas nossas próprias inimigas. Todas os nossos fantasmas emocionais do passado, saem do armário e voltam a povoar nossas mentes.

Mas como o mundo não pára pra gente descer, precisamos retomar a vida e vivê-la.  Afinal, é para isso que estamos aqui; e com ou sem armadura, não queremos ir embora tão cedo.

 Uma das melhores armas a serem usadas para vencer esta suposta batalha é a informação. E a informação se apresenta, hoje, sob diversas formas de mídia; é só a gente escolher por qual acesso chegar a ela. Pesquisar sobre as mudanças que ocorrem, no organismo; muda a maneira como encaramos esta nova fase; e nos fornece dados para cuidar da saúde, de forma preventiva.

Dispensar mais tempo conosco é imprescindível. Gastar nosso tempo com atividades prazerosas é uma ótima pedida. Comer menos e comer melhor. Incluir alimentos saudáveis na dieta, mas sem radicalismos. Isto ajuda muito! Se sinta a vontade para tomar uma cervejinha no sábado à noite. Sem culpa, no final de semana; mas cheia de alegria na segunda feira, para uma boa caminhada.

Mesmo que você não tenha sintomas, vá ao médico com regularidade e faça os exames de rotina.




A Acupuntura  é uma técnica muito eficaz nestes casos, pois sua base terapêutica está no equilíbrio das energias circulantes no organismo. Estas energias são o resultado da nossa respiração e da nossa alimentação. Como já dissemos anteriormente, o sangue e a energia são os responsáveis pela vida do organismo. Através da Acupuntura é possível melhorar a circulação do sangue; e, consequentemente, a pressão arterial, os edemas, dores musculares, fogachos, etc.

Existem pontos acupunturais específicos para equilibrar o emocional, que, aliás, é por onde se inicia qualquer tratamento. Com isto dá para perceber uma melhora no humor e na qualidade do sono das pacientes.

O uso de chás como de Alfafa e a flor de  Calêndula reduzem os fogachos; e podem ser misturados em quantidades iguais para infusão. Tome até 3 xícaras ao dia. O chá de Mulungu costuma dar bom resultado na insónia. Tome 1 xícara à noite antes de dormir.

Banhos de Alecrim com Alfazema promovem relaxamento. Chá de Cavalinha reduz o edema e junto com a Alcachofra ajuda a perder uns quilinhos. Tome de 3 a 4 xícaras de chá por dia durante 10 dias, fazendo intervalos de 5 dias.

Uma dica muito importante:

Bons amigos sempre dão ótimo resultado e em todos os casos promovem alegria e descontração. Não são difíceis de encontrar; e a posologia é liberada para uso quando quiser. Não condicione sua felicidade, seja feliz de qualquer jeito, e, diariamente!

ATÉ A PRÓXIMA ! 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

HEMORRÓIDA NÃO É PIADA:

Nunca consegui entender o motivo do preconceito quando o assunto é hemorróida. Sempre tem alguém com um sorrisinho no canto da boca; ou aquele amigo indiscreto que vai logo soltando uma piadinha de mau gosto.

Para a medicina chinesa, as hemorróidas refletem um sintoma de desequilíbrio ente a energia (Qi) e o sangue (Xue). O “Qi” e o “Xue” formam o TAO VITAL;, ou seja, se faltar um dos dois, não existirá mais vida. Não estou querendo dizer com isto que você vai morrer de hemorróida! Não, claro que não vai!

Os chineses tiraram da Natureza, os cinco elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água); que, em essência, representam o equilíbrio dinâmico e a inter-relação entre os órgãos do corpo humano, sabores, cores, estações do ano, planetas, sentidos, sentimentos, alimentos; e tudo o que forma parte da gente; e do meio em que vivemos.

As hemorróidas estão agrupadas entre os desequilíbrios pertencentes ao elemento Fogo; o qual  rege o coração e intestino delgado. Então, as possíveis causas das hemorróidas podem advir destes dois órgãos. Hipertensão e má circulação estão diretamente ligadas ao coração. O mau funcionamento do intestino, de tão óbvio dispensa comentários, não é mesmo?

Gravidez, obesidade, vida sedentária, alcoolismo e tabagismo são fatores agravantes das hemorróidas. Infelizmente já encontrei todos eles numa só pessoa!

A especialidade médica que trata hemorróidas chama-se Proctologia. Consulte um médico para ter um diagnostico seguro, pois outras patologias mais graves podem ter sintomas parecidos.

Mas lembre-se, que mesmo que você use a medicação correta durante a crise, ou que se submeta a uma cirurgia, se for este seu caso; o que você precisa mesmo, é melhorar hábitos alimentares, comendo mais frutas, verduras e legumes com fibras.  Tome muita água. Água mesmo, não vale suco ou refrigerante!

Um copo de água morna pela manhã, em jejum, acorda o sistema digestivo, que tal qual uma caldeira, precisa estar aquecido para começar a funcionar.

Fazer algum tipo de exercício físico, diariamente; pois como nossos músculos, o intestino também se torna flácido, pela vida sedentária. É bom ressaltar que o intestino deve receber cuidado especial sempre, durante toda a nossa vida; pois as toxinas ali acumuladas, voltam à circulação, e são causa de muitas doenças.

Use todos os dias 1 colher de sopa rasa de Psilium, em um copo de água, antes de dormir. Dentro de 4 ou 5 dias, seu fluxo intestinal já estará normalizado.  O Psilium pode ser usado sempre, pois em contato com a parede intestinal, forma-se um gel que carrega com ele, as toxinas e o colesterol ruim.

Pomadas a base de Erva-de-bicho e Hamamélis ajudam a melhorar a dor, porque diminuem a inflamação local. Mas esta é uma dica que talvez você nem vá precisar mais se seguir hábitos mais saudáveis.

Só mais uma dica, caso você decida ser saudável de fato, parando de fumar: chá de lobélia com tansagem. Tome 3 xicaras por dia durante 10 dias. Faça um intervalo de 5 dias e tome mais 10 dias. Seja saudável e deixe para rir de piada de político, pois estes sim são motivo de piada! 

Até a próxima!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CARÁ - O AMIGO DO DIABÉTICO:


Este tubérculo com um nome científico meio complicado, Dioscorea cirrosa, é um grande aliado dos diabéticos por sua ação combinada sobre o Baço, Pâncreas e Rins, o que promove a formação e fortalecimento do sangue. 


A polpa do Cará é rica em carboidratos de absorção lenta, por isso os acúçares, que se formam no processo de digestão, vão caindo na corrente sanguínea, de forma gradual; o que não gera picos glicêmicos, e isto é muito importante          na alimentação dos diabéticos. 

Além de carbohidratos, o Cará também é fonte de Cálcio, Fósforo, Ferro e Vitaminas do Complexo B que fortalecem músculos e tendões.

Este tubérculo fortalece os rins, tanto na parte Yin como na parte Yang, ou seja, seu uso na alimentação traz benefícios nas funções normais dos rins (Yin) e também das glândulas supra renais (Yang). 

Ficheiro:Glândula supra-renal.png

As supra- renais são glândulas endócrinas que tem função de transformar proteínas e gorduras em glicose ao mesmo tempo que diminuem o consumo de glicose pelas células. Também são responsáveis pela liberação do cortisol (hormônio do stress) e adrenalina.

Para a Medicina Chinesa, as glândulas supra-renais são o Armazém Energético do organismo. A longevidade de uma pessoa é determinada pela saúde destas glândulas.

O Cará pode ser usado também na alimentação de pessoas com diarréia; e em situações onde houve perda de sangue, como no pós-parto, hemorragias uterinas da menopausa.

Minha receita predileta:

Pão Integral de Centeio com Cará

500 gr. de centeio médio
200 gr. de trigo sarraceno
2 colheres de sopa de linhaça dourada
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal marinho
2 tabletes de fermento biológico
2 copos de água morna
1 cará médio descascado e cozido

Faço uma esponja com o açúcar, sal, óleo, água,uma parte do centeio e o cará previamente amassado. Deixo crescer por aproximadamente 1 hora e incorporo o restante do centeio e o trigo sarraceno ( bato o trigo sarraceno no liquidificador e penero, para melhorar a textura da massa). Deixo a massa bem mole e coloco na forma para crescer mais um pouquinho. Asso por mais ou menos 40 minutos a 200 graus.

Não precisa ser um especialista em panificação para conseguir um bom pão integral, pois é muito simples de fazer. Não é necessário sovar a massa, somente misturar os ingredientes.

O Cará cozido com sal e azeite de oliva também é muito saboroso. Experimente!

Até a próxima!





quinta-feira, 21 de julho de 2011

VAMOS À FEIRA ?

Escolher pessoalmente as frutas, verduras e cereais que colocamos à mesa nos dá a possibilidade de um encontro com a gente mesmo! É através da observação de nossas preferências que percebemos que órgão está enfraquecido no nosso organismo.Quando isso acontece ele procura, entre outras coisas, nas cores e sabores dos alimentos a fonte de energia de que precisa.  Assim se os rins estão enfraquecidos,  teremos preferência por alimentos escuros ou pretos, e teremos necessidade de alimentos salgados.  Já o fígado vai buscar a energia de que precisa na cor verde e no sabor ácido.O coração vai buscar  na cor vermelha e no sabor amargo,  Baço e Pâncreas na cor amarela e sabor doce, e Pulmão na cor branca e sabor picante.

O conjunto Baço-Pâncreas é quem recebe a mensagem do órgão enfraquecido e faz com que a gente sinta vontade de comer determinados alimentos para suprir de energia o órgão. Depois que comemos é este mesmo conjunto, Baço-Pâncreas que reconhece o sabor ingerido e envia a energia para o órgão que está pedindo aquele sabor. Portanto se a energia do Baço-Pâncreas está comprometida passamos a não sentir mais o sabor dos alimentos. Comemos por comer e não mais saboreamos os alimentos.

DICA ÚTIL: 

Segundo a medicina chinesa os diabéticos devem comer alimentos de sabor amargo para gerar a quantidade de doce ideal a medida que o Baço-Pâncreas for pedindo! Ajuda a tirar a vontade de comer doces toda hora. Já os hipertensos devem comer alimentos picantes que ajudam a controlar o salgado que por sua vez estimula os rins.

Quando for às compras observe-se e pare por alguns instantes para observar as frutas, os legumes, as verduras. Pergunte a você mesmo o que deve colocar na sacola! Mas cuidado! Faça isso naturalmente, pois os maldosos de plantão podem achar que você ficou maluco(a)! 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

SALADINHA:

Quando a pergunta é alimentação saudável a resposta sempre está associada a frutas, verduras, legumes e assim por diante!

As crianças costumam ser resistentes aos alimentos saudáveis, contudo se os pais cultivam bons hábitos alimentares tudo fica mais fácil. Afinal filhos costumam ser rebeldes aos conselhos, mas sensíveis ao exemplo!

O consumo excessivo de carnes, massas, doces e alimentos industrializados provocam desequilíbrios no nosso aparelho digestivo. Os vegetais têm a função energética de harmonizar e complementar a alimentação. A dieta bem equilibrada não pode ser exclusivamente vegetal ou carnívora ou ainda a base de massas somente.

O motivo é justo! Pois o comprimento do intestino grosso é proporcional ao tipo de alimentação. Assim os herbívoros possuem intestino grosso longo, e os carnívoros tem intestino grosso mais curto.

Nós, seres humanos, somos onívoros (comemos de tudo um pouco) e assim nosso intestino é intermediário, nem muito longo como dos herbívoros e nem tão curto como dos carnívoros! 

Este comprimento é importante, pois é ao longo deste trajeto que ocorre a absorção dos nutrientes que irão manter nossa energia.
Uma alimentação com muita carne provoca estagnação deste alimento no intestino e esta permanência irá promover a reabsorção de toxinas.  Estas toxinas mais tarde terão o nome de enxaqueca, reumatismos crônicos, câncer, etc. E isto é muito sério!

Da mesma forma, uma alimentação somente a base de vegetais leva a um aumento das evacuações e pelo fato do intestino não ser longo o suficiente para este tipo de dieta, não dá tempo para que ocorra a absorção de muitos nutrientes importantes resultando em carência. Também  não é o ideal!

Um bom motivo para  introduzirmos sempre algum tipo de vegetal à nossa alimentação são as fibras.

As fibras são materiais que o organismo não digere e por isso agem incorporando toxinas ou aumentando o bolo fecal melhorando o funcionamento do intestino. 
São de dois tipos:
  • as solúveis são as mucilagens e pectinas presentes na laranja, maçã, cenoura, pera, batata, mamão, castanhas, etc. A pectina elimina os sais biliares presentes no intestino, através das fezes. Quando isto acontece o organismo vai buscar o colesterol armazenado para formar mais sais biliares, pois estes agem na faxina do intestino. Por este mecanismo ocorre a redução das taxas de colesterol! Esta função é aumentada quando ingerimos doses de vitamina C (presente nas folhas verdes em quantidade maior que nas frutas). A vitamina C ativa a enzima responsável pela conversão do colesterol em sais biliares. A pectina também age como um filtro para a glicose, impedindo passagem excessiva para os vasos sanguineos.
  • as insolúveis são constituídas de celulose e hemicelulose encontrada nas folhas, caules e cascas de vegetais. Tem a função de aumentar o bolo fecal, fazendo  melhorar o peristaltismo do intestino, ou seja, o intestino funciona melhor por causa do movimento. As sementes de linhaça são ricas em fibras solúveis e insolúveis. 

Só mais um motivo para você comer uma saladinha todos os dias:
http://ts3.mm.bing.net/images/thumbnail.aspx?q=1040867859730&id=0a18226b45e5eaafd2c373c8f18b1419&url=http%3a%2f%2f11afqa.wikispaces.com%2ffile%2fview%2fheme_clorofila.jpg%2f46566525%2fheme_clorofila.jpg
Os vegetais verdes possuem grande quantidade de clorofila que é precursora da hemoglobina.

Por esta semelhança química a clorofila é precursora da hemoglobina. A deficiência na ingestão de clorofila torna difícil a formação de hemoglobina pelo organismo, levando a um quadro de anemia muito frequente quando se faz uso excessivo de proteínas de origem animal (ovo, frango, carne, queijo, leite), conservas em lata, massas e refrigerantes. Todos os vegetais verdes aumentam a formação de sangue no organismo.

    quarta-feira, 22 de junho de 2011

    Através dos Tempos



     O hábito de usar ervas medicinais como remédio confunde-se com a história da humanidade e nos revela que a preocupação do homem com seu bem estar, no meio em que vive não é um fato da vida moderna.

    Não se pode atribuir a utilização dos remédios da natureza especificamente à um país ou um continente ou à uma civilização, pois a partir do momento em que existiu a vida nasceu também o desejo de sobrevivência, e este, leva toda forma de vida a utilizar o substrato que o meio ambiente lhe fornece em beneficio de si mesmo.


    Historicamente o que se tem registrado foi a grande contribuição dada pelos antigos Egípcios, depois pelos  Gregos e mais tarde  pelos Romanos, que poderiam ser considerados os verdadeiros herdeiros do conhecimento egípcio.

    Espécies como semente de linhaça, alho, cardamomo, sene, zimbro, funcho já eram utilizadas pelos antigos egípcios.

    Os egípcios também conheciam as propriedades analgésicos da dormideira ou papoula, ou seja o ópio, de onde mais tarde foi extraída a morfina.


    As sementes de papoula possuem um delicado sabor que lembra nozes e um leve efeito afrodisíaco.
    Se você já degustou sementes de papoula e tenho certeza gostou muito, não precisa se preocupar, pois o efeito farmacológico está ligado ao modo como a planta foi utilizada, ou seja entre a semente e o ópio existe um complicado método de extração, que vai bem além da simples decocção de uma erva.


    É bom que se diga que os egípcios já conheciam técnicas de extração de princípios ativos de plantas e já usavam substancias como o próprio ópio e  beladona, o que denota que também conheciam  regras de dosagem.

    Hipócrates notadamente reconhecia as forças da natureza em seus trabalhos.

    Entre os gregos, foram Aristóteles  e Hipócrates quem mais se dedicaram ao estudo de plantas medicinais.
     Hipócrates notadamente reconhecia as forças da natureza em seus trabalhos desenvolvendo conceitos sobre ecologia, talvez meio excêntricos para a época, porém muito atual para nossos tempos.

     No tratado intitulado “Ares, Águas e Lugares”, ele descreve com muita propriedade, como o bem estar das pessoas pode ser influenciado pelo meio ambiente, pela qualidade do ar, da água, dos alimentos e até mesmo pela topografia da terra. Explica a correlação entre mudanças súbitas nesses fatores e o aparecimento de doenças. Perceba que ele criou o conceito de estresse bem antes que a palavra fosse inventada!

    Será que Hipócrates que viveu no século II a.C. imaginava que seus conceitos chegariam tão apropriados ao século XXI d.C.?
     Será que ele já imaginava que os homens devastariam as florestas e poluiriam suas águas, fazendo com que muitas espécies animais e vegetais desaparecessem?
     Que o ar ficaria quase irrespirável nas grandes metrópoles construídas pelo homem?
    O que ele pensaria de tantas gerações de profissionais que fizeram o Juramento Hipocratico, terem se  distanciado tanto de seus conceitos e seus ideais?

    O grego Galeno foi quem efetivamente transformou as plantas em formas farmaceuticas ou preparações galenicas.

     Na sequência de honrosas contribuições , o grego Galeno foi quem efetivamente transformou as plantas medicinais em formas farmacêuticas  ou “preparações galenicas” .Os xaropes, ungüentos, pomadas,tinturas e etc tomaram forma pelas mãos de Galeno.


     As coisas iam bem, até que com a queda do Império Romano durante a Idade Media, a ciência sofre um duro golpe.
    Lembra da Santa Inquisição? Naquela fase obscurecida  pelo preconceito e ignorância,  a única luz que se via era a das fogueiras onde se queimavam vivos aqueles que afrontavam a opinião da Igreja, que via no medo dos seus seguidores o pedestal do seu poder.
    O papel da mulher ao longo  da historia sempre foi de cuidadora e como já era de se esperar, foram elas as mais perseguidas pelo tribunal da inquisição.
    Qualquer mulher que oferecesse alivio à alguém através de uma erva ou uma reza era considerada bruxa e como tal era queimada viva pelos inquisidores.

    A jovem e corajosa Joana D Arc carregava sob suas vestes um galho de mandrágora, planta tida como diabólica.

    Plantas como a mandrágora, beladona e meimendro-negro foram consideradas “ervas diabólicas”. E é fácil entender o porquê. São espécies que contem substancias alcalóides.Em doses ínfimas são bons analgésicos e antiespasmódicos mas em dose maiores se tornam venenos.

    Todo o conhecimento sobre os remédios da natureza, corria o risco de se perder, não fosse pelos monges que na segurança dos monastérios estudavam e cultivavam plantas medicinais. Escreviam suas experiências em latim, língua que somente eles falavam e dessa forma sobreviveria à ignorância da inquisição.


    Cientista, médico, alquimista e meio bruxo, Paracelso provocou importantes mudanças durante o século XVII.
    Paracelso conseguiu convencer seus colegas médicos sobre a nessecidade de lavar as feridas ao invés de passar fezes de animais sobre elas. Foi ele que desenvolveu o conceito de vacinas. Por causa das suas idéias higiênicas demais para a época quase foi queimado numa fogueira. Felizmente conseguiu fugir.


    Assim, queridos amigos, cada um de nós percorre seu caminho imaginando estar fazendo diferente do que fizeram outros em outros tempos. Será que estamos?
    Pense nisso!


    Até a próxima!


    BEBÊ COM CÓLICAS... O QUE FAZER:

    
    Durante minha vida profissional, nem sei dizer quantas vezes ouvi esta pergunta de pais desesperados. Como pode aquela coisinha fofa chorar tanto? Não veio com manual de instruções, não é mesmo? Quem tem um bebê com cólica em casa, não acha graça nenhuma nisso !

    Vamos definir então o que é cólica de fato. É normal os bebezinhos apresentarem algum tipo de desconforto digestivo nos primeiros meses, pois agora estão se alimentando de verdade. Antes do nascimento a mãe é que se encarregava desta tarefa. O bebê recebia tudo prontinho.

    As cólicas podem iniciar logo após a primeira semana de vida e persistir de modo intermitente durante os primeiros 3 ou 4 meses de vida.

    O choro excessivo faz com que eles engulam muito ar e a barriguinha vira um balãozinho. Isso doi muito! Por isso os pediatras costumam receitar medicamentos a base de dimeticona, que é para disolver as bolinhas de ar que se formam nos intestinos do bebê. As vezes resolve!

    Já as avós contribuem com um chazinho de camomila ou funcho. Ótimo. Só não esqueça de dar água para hidratar o bebê porque chá não é água ! E por favor, compre ervas frescas para preparar o chá do bebê. Nada de chás em saquinhos!

    Procurando uma explicação do ponto de vista farmacêutico, busquei ajuda nas antigas simpatias utilizadas pelas parteiras. Juntei a isso algumas práticas indígenas e com o respaudo da medicina chinesa cheguei a uma receita que tem se mostrado muito eficaz ao longo dos anos em que a tenho utilizado.
    Para a medicina chinesa o umbigo é um ponto de acupuntura, mas que não pode ser punturado. Isso mesmo que você entendeu! Não se pode introduzir uma agulha no umbigo de forma nenhuma ! Ele representa um recurso terapêutico importante para tratar o frio interno. No caso da cólica especificamente,o umbigo representa a via de administração do remédio que vamos utilizar.

    Não é por acaso, que o nome deste ponto é Porta do Espirito em chinês. O umbigo representa a memória embrionária e será por toda a vida um elo de ligação entre mãe e filho. A causa da dor pode estar exatamente nesta ligação. Um elo quebrado e que teve dificuladade para ser refeito por exemplo.

    A compressa pode ser feita assim:

     Misture  num recipiente de vidro refratário:
    • 1 colher de sopa de folhas frescas de Arruda;
    • 1 colher de sopa de folhas frescas de manjerona;
    •  a metade de uma bolinha ou, o equivalente a 1 colher de cafezinho, de noz moscada ralada.
    • 1 colher de sopa de oleo de amendoas ou outro que você tiver em mãos.
    Leve ao fogo em banho maria por 5 a 10 minutos apertando as ervas e o óleo para formar uma pasta. Coloque esta pasta dentro de uma compressa de gaze, daquelas quadradas que a gente compra pronta em farmácias. Tome o cuidado de experimentar na sua pele a temperatura da pasta. Somente então coloque sobre o umbigo do bebê e passe uma faixa para que nao saia do lugar. Troque a compressa se molhar com xixi. O ideal é que seja usada por 3 dias consecutivos. Importante lembrar que esta compressa só pode ser usada depois que o coto umbilical do bebê já tenha caído !

    A mistura das 3 ervas tem um significado muito especial. Por um olhar espiritual há um fortalecimento dos laços entre mãe e filho. Já no aspecto energético o calor das ervas dissipa o frio do intestino e sob um ponto de vista físico, 3 ervas de grande poder analgésico estão dispostas numa forma terapêutica muito eficiente chamada cataplasma.


    Seja qual for o significado que faz sentido para você, lembre- se que, para a Mãe Terra, você e Ela tem o mesmo significado; mas que só você faz sentido para Ela...

    segunda-feira, 20 de junho de 2011

    Aceita um Chá ?

     Aceita um chá?


     O uso das ervas medicinais tem uma relação muito profunda com a sabedoria popular que é passada como herança por incontáveis gerações.

     Mas nem sempre é a sabedoria que prevalece em tempos de culto à beleza!

     Se o Chá for Emagrecedor vale qualquer esforço! 
     São misturas de mais de 30 espécies e o critério usado ninguém explica. Será que é por que ninguém pergunta?

    Você sabia que a prática farmacêutica segura, preconiza a mistura de 4 a 7 ervas somente?
     Apartir disso pergunte e se informe sobre a real necessidade de se usar mais ervas.

    Posso tomar chá como água?
    Esta é uma pergunta muito comum quando falamos de qualquer tipo de chá, sejam eles diuréticos, digestivos, laxantes, calmantes etc.
    Para todos os casos a resposta é não.
     A velha regra de se tomar 3 xícaras por dia continua válida para quase todos.
     Os laxantes somente à noite. Mas, se o intestino não funciona, melhor rever sua alimentação e use o chá apenas como medida emergencial.

     Os digestivos, como camomila e funcho, depois das refeições. Se for para desintoxicar o fígado, tome o chá, que pode ser alcachofra,  meia hora antes das refeições para que a vesícula biliar tenha tempo de produzir mais secreção e dar uma força extra na digestão.

    Flores de Sabugueiro
      A outra excessão é para chás contra resfriados com febre, como sabugueiro e tília. Estes devem ser tomados quentes enquanto você ainda estiver na cama e com o corpo quente pois assim você transpira bastante e elimina toxinas.

    Tília
    Chás ou fitoterápicos que contenha Erva de São João não devem ser usados por quem usa anticoncepcionas orais. O anticoncepcional não funciona!

    Erva de São João
     A Erva de São João, que já foi usada para tratar ulcera gástrica, se revelou um bom antidepressivo.



    Outro erro muito frequente é com relação à concentração do chazinho!
    Chás fortes demais não são sinônimo de eficácia ! Mais uma besteira que pode por em risco a boa reputação dos chás e a sua saúde também!

     Chás com muito tanino, fitoquimico que ajuda a limpar os vasos sanguíneos e intestinos, não podem ser tomados muito fortes e nem em demasia.

    Infusão de Camelia sinensis
     Um exemplo clássico é o chá verde (Camelia sinensis). Depois que virou moda, virou também um problema.
     Maravilhoso chá verde ! Gosto muito e recomendo sempre!
     Quando usado corretamente os taninos melhoram a elasticidade dos vasos sanguíneos e os deixam livres de gorduras, dentre tantos outros benefícios. Contudo, muito forte pode provocar vomito e retardar a absorção de medicamentos para diabetes a base de metformina e minerais como o Ferro!
     Portanto se você faz uso de medicamentos de uso continuo deve ter cuidado com o  chazinho que vai tomar!

    Minha dica:

    • Jamais use plantas que você não conhece ou que foram colhidas em lugares como terrenos baldios e beiras de estradas,
    • Compre seus chás em estabelecimentos idoneos,
    • Guarde seus chás identificados e bem embalados,
    • Os chás que contem folhas e flores não devem ser fervidos. Deixe os em infusão por 15 a 20 minutos tampados e tendo o cuidado de devolver ao chá a agua que ficou condensada na tampa. Ali podem estar princípios ativos voláteis que farão toda a diferença no seu chá,
    • Preste especial atenção à cor da infusão. Ela deverá ser sempre límpida,
    • A dica mais importante é que se você tiver que misturar alguma coisa no seu chá, misture sempre um pouco de EQUILÍBRIO que sempre da certo!
    Até a próxima !