quarta-feira, 22 de junho de 2011

BEBÊ COM CÓLICAS... O QUE FAZER:


Durante minha vida profissional, nem sei dizer quantas vezes ouvi esta pergunta de pais desesperados. Como pode aquela coisinha fofa chorar tanto? Não veio com manual de instruções, não é mesmo? Quem tem um bebê com cólica em casa, não acha graça nenhuma nisso !

Vamos definir então o que é cólica de fato. É normal os bebezinhos apresentarem algum tipo de desconforto digestivo nos primeiros meses, pois agora estão se alimentando de verdade. Antes do nascimento a mãe é que se encarregava desta tarefa. O bebê recebia tudo prontinho.

As cólicas podem iniciar logo após a primeira semana de vida e persistir de modo intermitente durante os primeiros 3 ou 4 meses de vida.

O choro excessivo faz com que eles engulam muito ar e a barriguinha vira um balãozinho. Isso doi muito! Por isso os pediatras costumam receitar medicamentos a base de dimeticona, que é para disolver as bolinhas de ar que se formam nos intestinos do bebê. As vezes resolve!

Já as avós contribuem com um chazinho de camomila ou funcho. Ótimo. Só não esqueça de dar água para hidratar o bebê porque chá não é água ! E por favor, compre ervas frescas para preparar o chá do bebê. Nada de chás em saquinhos!

Procurando uma explicação do ponto de vista farmacêutico, busquei ajuda nas antigas simpatias utilizadas pelas parteiras. Juntei a isso algumas práticas indígenas e com o respaudo da medicina chinesa cheguei a uma receita que tem se mostrado muito eficaz ao longo dos anos em que a tenho utilizado.
Para a medicina chinesa o umbigo é um ponto de acupuntura, mas que não pode ser punturado. Isso mesmo que você entendeu! Não se pode introduzir uma agulha no umbigo de forma nenhuma ! Ele representa um recurso terapêutico importante para tratar o frio interno. No caso da cólica especificamente,o umbigo representa a via de administração do remédio que vamos utilizar.

Não é por acaso, que o nome deste ponto é Porta do Espirito em chinês. O umbigo representa a memória embrionária e será por toda a vida um elo de ligação entre mãe e filho. A causa da dor pode estar exatamente nesta ligação. Um elo quebrado e que teve dificuladade para ser refeito por exemplo.

A compressa pode ser feita assim:

 Misture  num recipiente de vidro refratário:
  • 1 colher de sopa de folhas frescas de Arruda;
  • 1 colher de sopa de folhas frescas de manjerona;
  •  a metade de uma bolinha ou, o equivalente a 1 colher de cafezinho, de noz moscada ralada.
  • 1 colher de sopa de oleo de amendoas ou outro que você tiver em mãos.
Leve ao fogo em banho maria por 5 a 10 minutos apertando as ervas e o óleo para formar uma pasta. Coloque esta pasta dentro de uma compressa de gaze, daquelas quadradas que a gente compra pronta em farmácias. Tome o cuidado de experimentar na sua pele a temperatura da pasta. Somente então coloque sobre o umbigo do bebê e passe uma faixa para que nao saia do lugar. Troque a compressa se molhar com xixi. O ideal é que seja usada por 3 dias consecutivos. Importante lembrar que esta compressa só pode ser usada depois que o coto umbilical do bebê já tenha caído !

A mistura das 3 ervas tem um significado muito especial. Por um olhar espiritual há um fortalecimento dos laços entre mãe e filho. Já no aspecto energético o calor das ervas dissipa o frio do intestino e sob um ponto de vista físico, 3 ervas de grande poder analgésico estão dispostas numa forma terapêutica muito eficiente chamada cataplasma.


Seja qual for o significado que faz sentido para você, lembre- se que, para a Mãe Terra, você e Ela tem o mesmo significado; mas que só você faz sentido para Ela...

Um comentário:

  1. Esses dias de uso consecutivos é com a mesma mistura do primeiro dia ou tem q trocar todo dia?

    ResponderExcluir