segunda-feira, 5 de setembro de 2011

HEMORRÓIDA NÃO É PIADA:

Nunca consegui entender o motivo do preconceito quando o assunto é hemorróida. Sempre tem alguém com um sorrisinho no canto da boca; ou aquele amigo indiscreto que vai logo soltando uma piadinha de mau gosto.

Para a medicina chinesa, as hemorróidas refletem um sintoma de desequilíbrio ente a energia (Qi) e o sangue (Xue). O “Qi” e o “Xue” formam o TAO VITAL;, ou seja, se faltar um dos dois, não existirá mais vida. Não estou querendo dizer com isto que você vai morrer de hemorróida! Não, claro que não vai!

Os chineses tiraram da Natureza, os cinco elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água); que, em essência, representam o equilíbrio dinâmico e a inter-relação entre os órgãos do corpo humano, sabores, cores, estações do ano, planetas, sentidos, sentimentos, alimentos; e tudo o que forma parte da gente; e do meio em que vivemos.

As hemorróidas estão agrupadas entre os desequilíbrios pertencentes ao elemento Fogo; o qual  rege o coração e intestino delgado. Então, as possíveis causas das hemorróidas podem advir destes dois órgãos. Hipertensão e má circulação estão diretamente ligadas ao coração. O mau funcionamento do intestino, de tão óbvio dispensa comentários, não é mesmo?

Gravidez, obesidade, vida sedentária, alcoolismo e tabagismo são fatores agravantes das hemorróidas. Infelizmente já encontrei todos eles numa só pessoa!

A especialidade médica que trata hemorróidas chama-se Proctologia. Consulte um médico para ter um diagnostico seguro, pois outras patologias mais graves podem ter sintomas parecidos.

Mas lembre-se, que mesmo que você use a medicação correta durante a crise, ou que se submeta a uma cirurgia, se for este seu caso; o que você precisa mesmo, é melhorar hábitos alimentares, comendo mais frutas, verduras e legumes com fibras.  Tome muita água. Água mesmo, não vale suco ou refrigerante!

Um copo de água morna pela manhã, em jejum, acorda o sistema digestivo, que tal qual uma caldeira, precisa estar aquecido para começar a funcionar.

Fazer algum tipo de exercício físico, diariamente; pois como nossos músculos, o intestino também se torna flácido, pela vida sedentária. É bom ressaltar que o intestino deve receber cuidado especial sempre, durante toda a nossa vida; pois as toxinas ali acumuladas, voltam à circulação, e são causa de muitas doenças.

Use todos os dias 1 colher de sopa rasa de Psilium, em um copo de água, antes de dormir. Dentro de 4 ou 5 dias, seu fluxo intestinal já estará normalizado.  O Psilium pode ser usado sempre, pois em contato com a parede intestinal, forma-se um gel que carrega com ele, as toxinas e o colesterol ruim.

Pomadas a base de Erva-de-bicho e Hamamélis ajudam a melhorar a dor, porque diminuem a inflamação local. Mas esta é uma dica que talvez você nem vá precisar mais se seguir hábitos mais saudáveis.

Só mais uma dica, caso você decida ser saudável de fato, parando de fumar: chá de lobélia com tansagem. Tome 3 xicaras por dia durante 10 dias. Faça um intervalo de 5 dias e tome mais 10 dias. Seja saudável e deixe para rir de piada de político, pois estes sim são motivo de piada! 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário