segunda-feira, 19 de setembro de 2011

QUEM TEM MEDO DA MENOPAUSA ?

Na medicina chinesa a vida é contada em ciclos. O homem muda seu ciclo a cada 8 anos e a mulher a cada 7 anos. E deve ser por isso que nós mulheres, amadurecemos mais rápido que os homens. Ao final de quatro ciclos de vida, ou seja, por volta dos 28 anos, alcançamos nossa plena forma física e mental. Mas como tudo o que é bom dura pouco, ainda aos 35 anos ou cinco ciclos,  já começamos a envelhecer. 

E este envelhecimento tem uma relação direta com dois grandes vasos energéticos, o Vaso Governador e o Vaso da Concepção; que percorrem nosso corpo do períneo até a cabeça, pelas costas; e da cabeça ao períneo, pela parte da frente. Tal como um rio, eles percorrem o corpo, irrigando de energia todos os órgãos  ao longo do seu curso.

Ao final de sete ciclos de vida, ou aos 49 anos, aproximadamente, ocorre um esgotamento energético destes dois vasos; e em consequência disso, os órgãos envolvidos podem sofrer algum tipo de perturbação funcional, que se não forem corretamente tratadas, podem virar patologias. Contudo, são os sintomas emocionais os que mais incomodam, nesta fase.  Seja pelo fato de não poderem ser mensurados, seja porque nós mesmas não os admitimos; e damos início a uma grande batalha. Uma batalha onde não sabemos ao certo quem são nossos inimigos; e muitas vezes saímos atirando para todos os lados.

Sentimos nosso corpo como uma verdadeira armadura. Muito pesada, esta armadura  nos rouba a forma; e limita nossos movimentos. Olhamos no espelho, à procura da grande guerreira; contudo só enxergamos a armadura. Com um coração em permanente angústia, ao nosso modo, vamos lutando. Muitas vezes, nesta luta, acabamos por ferir àqueles que julgamos serem nossos inimigos. Maridos, filhos, amigos, ou quem mais aparecer à nossa frente! Não percebemos que somos nós mesmas nossas próprias inimigas. Todas os nossos fantasmas emocionais do passado, saem do armário e voltam a povoar nossas mentes.

Mas como o mundo não pára pra gente descer, precisamos retomar a vida e vivê-la.  Afinal, é para isso que estamos aqui; e com ou sem armadura, não queremos ir embora tão cedo.

 Uma das melhores armas a serem usadas para vencer esta suposta batalha é a informação. E a informação se apresenta, hoje, sob diversas formas de mídia; é só a gente escolher por qual acesso chegar a ela. Pesquisar sobre as mudanças que ocorrem, no organismo; muda a maneira como encaramos esta nova fase; e nos fornece dados para cuidar da saúde, de forma preventiva.

Dispensar mais tempo conosco é imprescindível. Gastar nosso tempo com atividades prazerosas é uma ótima pedida. Comer menos e comer melhor. Incluir alimentos saudáveis na dieta, mas sem radicalismos. Isto ajuda muito! Se sinta a vontade para tomar uma cervejinha no sábado à noite. Sem culpa, no final de semana; mas cheia de alegria na segunda feira, para uma boa caminhada.

Mesmo que você não tenha sintomas, vá ao médico com regularidade e faça os exames de rotina.




A Acupuntura  é uma técnica muito eficaz nestes casos, pois sua base terapêutica está no equilíbrio das energias circulantes no organismo. Estas energias são o resultado da nossa respiração e da nossa alimentação. Como já dissemos anteriormente, o sangue e a energia são os responsáveis pela vida do organismo. Através da Acupuntura é possível melhorar a circulação do sangue; e, consequentemente, a pressão arterial, os edemas, dores musculares, fogachos, etc.

Existem pontos acupunturais específicos para equilibrar o emocional, que, aliás, é por onde se inicia qualquer tratamento. Com isto dá para perceber uma melhora no humor e na qualidade do sono das pacientes.

O uso de chás como de Alfafa e a flor de  Calêndula reduzem os fogachos; e podem ser misturados em quantidades iguais para infusão. Tome até 3 xícaras ao dia. O chá de Mulungu costuma dar bom resultado na insónia. Tome 1 xícara à noite antes de dormir.

Banhos de Alecrim com Alfazema promovem relaxamento. Chá de Cavalinha reduz o edema e junto com a Alcachofra ajuda a perder uns quilinhos. Tome de 3 a 4 xícaras de chá por dia durante 10 dias, fazendo intervalos de 5 dias.

Uma dica muito importante:

Bons amigos sempre dão ótimo resultado e em todos os casos promovem alegria e descontração. Não são difíceis de encontrar; e a posologia é liberada para uso quando quiser. Não condicione sua felicidade, seja feliz de qualquer jeito, e, diariamente!

ATÉ A PRÓXIMA ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário