sábado, 24 de setembro de 2011

UM POUCO DE MIM:


Por várias razões, foi muito difícil começar a escrever neste blog. Uma delas tem haver com a insegurança do inicio propriamente dito. Assim como o inicio de todas as coisas na vida...o inicio de uma amizade, o inicio de um novo negocio, de uma nova vida e assim por diante! Todo inicio se torna meio complicado, mas como começar a caminhar sem dar o primeiro passo? Impossível!

Então, me desculpem se este primeiro passo parecer um tanto quanto desajeitado...talvez o tempo se encarregue de aperfeiçoá-lo ou ate, de me mostrar um novo caminho.

O motivo principal de eu estar aqui e o desejo de compartilhar minha experiência pessoal ao longo dos anos em que tenho trabalhado na assistência a saúde das pessoas.

Minha opção pela área de saúde foi uma tendência natural daqueles que se sentem cuidadores. Nasci pelas mãos de uma velha índia que me banhou com água de alecrim numa bacia de madeira de cedro, com a benevolência que um cuidador deve dispensar ao seu paciente. Talvez, eu mesma tenha optado em iniciar minha jornada, nessa existência, dessa forma. Como uma Filha da Terra. Aprendi a escutar os sons da natureza e a respeitar os seus ciclos. Compreendo que eu e você somos parte desses ciclos.

Me formei em Farmácia e Bioquímica e, como um rio que segue seu curso, vieram as muitas experiências com a Etno-Farmácia; ou seja, estudei as propriedades e uso das plantas e ervas medicinais dentro de variadas culturas por diferentes povos. Convivi diretamente com curandeiros e pajés, parteiras e benzedeiras. Aprendi a reverenciar a Farmácia da Terra aplicando o conhecimento que a universidade me proporcionou. 

Assim continuei minha jornada na busca do equilíbrio, pois tal qual a natureza, o ser humano passa por ciclos de aparente desequilíbrio na manutenção da sua saúde. Essa compreensão me levou a estudar Acupuntura Bioenergética, que me trouxe uma visão muito apurada do ambiente energético em que vivemos; e de onde captamos e transformamos toda a energia de que precisamos para manutenção da própria vida.

A partir deste conhecimento, comecei a dar mais atenção não só aos chás que aconselho aos meus pacientes,mas também aos alimentos que passam pela suas mesas.

A maioria das pessoas não aceita a ideia de ter que mudar hábitos, que poderiam ser chamados de vícios alimentares, contudo se surpreendem com os resultados obtidos após alguns dias da nova dieta e percebem que não foi necessário um grande sacrifício. Passam a comer melhor, com mais variedade e principalmente com mais prazer. Sim, esta é a ideia! Sentir os sabores, os aromas da comida, comendo com muito prazer! Ir ao supermercado e escolher pessoalmente os alimentos que vai colocar na mesa também se tornara um prazer, e assim por diante!

Agora que a gente se conhece um pouco, continuaremos nossa conversa sobre chás, comidas e acupuntura; e quando for necessário poderemos conversar sobre medicamentos alopáticos; pois, eles podem fazer parte de nosso cotidiano; e seu uso disciplinado tem uma relação direta com nosso bem estar.

Até a próxima!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

QUEM TEM MEDO DA MENOPAUSA ?

Na medicina chinesa a vida é contada em ciclos. O homem muda seu ciclo a cada 8 anos e a mulher a cada 7 anos. E deve ser por isso que nós mulheres, amadurecemos mais rápido que os homens. Ao final de quatro ciclos de vida, ou seja, por volta dos 28 anos, alcançamos nossa plena forma física e mental. Mas como tudo o que é bom dura pouco, ainda aos 35 anos ou cinco ciclos,  já começamos a envelhecer. 

E este envelhecimento tem uma relação direta com dois grandes vasos energéticos, o Vaso Governador e o Vaso da Concepção; que percorrem nosso corpo do períneo até a cabeça, pelas costas; e da cabeça ao períneo, pela parte da frente. Tal como um rio, eles percorrem o corpo, irrigando de energia todos os órgãos  ao longo do seu curso.

Ao final de sete ciclos de vida, ou aos 49 anos, aproximadamente, ocorre um esgotamento energético destes dois vasos; e em consequência disso, os órgãos envolvidos podem sofrer algum tipo de perturbação funcional, que se não forem corretamente tratadas, podem virar patologias. Contudo, são os sintomas emocionais os que mais incomodam, nesta fase.  Seja pelo fato de não poderem ser mensurados, seja porque nós mesmas não os admitimos; e damos início a uma grande batalha. Uma batalha onde não sabemos ao certo quem são nossos inimigos; e muitas vezes saímos atirando para todos os lados.

Sentimos nosso corpo como uma verdadeira armadura. Muito pesada, esta armadura  nos rouba a forma; e limita nossos movimentos. Olhamos no espelho, à procura da grande guerreira; contudo só enxergamos a armadura. Com um coração em permanente angústia, ao nosso modo, vamos lutando. Muitas vezes, nesta luta, acabamos por ferir àqueles que julgamos serem nossos inimigos. Maridos, filhos, amigos, ou quem mais aparecer à nossa frente! Não percebemos que somos nós mesmas nossas próprias inimigas. Todas os nossos fantasmas emocionais do passado, saem do armário e voltam a povoar nossas mentes.

Mas como o mundo não pára pra gente descer, precisamos retomar a vida e vivê-la.  Afinal, é para isso que estamos aqui; e com ou sem armadura, não queremos ir embora tão cedo.

 Uma das melhores armas a serem usadas para vencer esta suposta batalha é a informação. E a informação se apresenta, hoje, sob diversas formas de mídia; é só a gente escolher por qual acesso chegar a ela. Pesquisar sobre as mudanças que ocorrem, no organismo; muda a maneira como encaramos esta nova fase; e nos fornece dados para cuidar da saúde, de forma preventiva.

Dispensar mais tempo conosco é imprescindível. Gastar nosso tempo com atividades prazerosas é uma ótima pedida. Comer menos e comer melhor. Incluir alimentos saudáveis na dieta, mas sem radicalismos. Isto ajuda muito! Se sinta a vontade para tomar uma cervejinha no sábado à noite. Sem culpa, no final de semana; mas cheia de alegria na segunda feira, para uma boa caminhada.

Mesmo que você não tenha sintomas, vá ao médico com regularidade e faça os exames de rotina.




A Acupuntura  é uma técnica muito eficaz nestes casos, pois sua base terapêutica está no equilíbrio das energias circulantes no organismo. Estas energias são o resultado da nossa respiração e da nossa alimentação. Como já dissemos anteriormente, o sangue e a energia são os responsáveis pela vida do organismo. Através da Acupuntura é possível melhorar a circulação do sangue; e, consequentemente, a pressão arterial, os edemas, dores musculares, fogachos, etc.

Existem pontos acupunturais específicos para equilibrar o emocional, que, aliás, é por onde se inicia qualquer tratamento. Com isto dá para perceber uma melhora no humor e na qualidade do sono das pacientes.

O uso de chás como de Alfafa e a flor de  Calêndula reduzem os fogachos; e podem ser misturados em quantidades iguais para infusão. Tome até 3 xícaras ao dia. O chá de Mulungu costuma dar bom resultado na insónia. Tome 1 xícara à noite antes de dormir.

Banhos de Alecrim com Alfazema promovem relaxamento. Chá de Cavalinha reduz o edema e junto com a Alcachofra ajuda a perder uns quilinhos. Tome de 3 a 4 xícaras de chá por dia durante 10 dias, fazendo intervalos de 5 dias.

Uma dica muito importante:

Bons amigos sempre dão ótimo resultado e em todos os casos promovem alegria e descontração. Não são difíceis de encontrar; e a posologia é liberada para uso quando quiser. Não condicione sua felicidade, seja feliz de qualquer jeito, e, diariamente!

ATÉ A PRÓXIMA ! 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

HEMORRÓIDA NÃO É PIADA:

Nunca consegui entender o motivo do preconceito quando o assunto é hemorróida. Sempre tem alguém com um sorrisinho no canto da boca; ou aquele amigo indiscreto que vai logo soltando uma piadinha de mau gosto.

Para a medicina chinesa, as hemorróidas refletem um sintoma de desequilíbrio ente a energia (Qi) e o sangue (Xue). O “Qi” e o “Xue” formam o TAO VITAL;, ou seja, se faltar um dos dois, não existirá mais vida. Não estou querendo dizer com isto que você vai morrer de hemorróida! Não, claro que não vai!

Os chineses tiraram da Natureza, os cinco elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água); que, em essência, representam o equilíbrio dinâmico e a inter-relação entre os órgãos do corpo humano, sabores, cores, estações do ano, planetas, sentidos, sentimentos, alimentos; e tudo o que forma parte da gente; e do meio em que vivemos.

As hemorróidas estão agrupadas entre os desequilíbrios pertencentes ao elemento Fogo; o qual  rege o coração e intestino delgado. Então, as possíveis causas das hemorróidas podem advir destes dois órgãos. Hipertensão e má circulação estão diretamente ligadas ao coração. O mau funcionamento do intestino, de tão óbvio dispensa comentários, não é mesmo?

Gravidez, obesidade, vida sedentária, alcoolismo e tabagismo são fatores agravantes das hemorróidas. Infelizmente já encontrei todos eles numa só pessoa!

A especialidade médica que trata hemorróidas chama-se Proctologia. Consulte um médico para ter um diagnostico seguro, pois outras patologias mais graves podem ter sintomas parecidos.

Mas lembre-se, que mesmo que você use a medicação correta durante a crise, ou que se submeta a uma cirurgia, se for este seu caso; o que você precisa mesmo, é melhorar hábitos alimentares, comendo mais frutas, verduras e legumes com fibras.  Tome muita água. Água mesmo, não vale suco ou refrigerante!

Um copo de água morna pela manhã, em jejum, acorda o sistema digestivo, que tal qual uma caldeira, precisa estar aquecido para começar a funcionar.

Fazer algum tipo de exercício físico, diariamente; pois como nossos músculos, o intestino também se torna flácido, pela vida sedentária. É bom ressaltar que o intestino deve receber cuidado especial sempre, durante toda a nossa vida; pois as toxinas ali acumuladas, voltam à circulação, e são causa de muitas doenças.

Use todos os dias 1 colher de sopa rasa de Psilium, em um copo de água, antes de dormir. Dentro de 4 ou 5 dias, seu fluxo intestinal já estará normalizado.  O Psilium pode ser usado sempre, pois em contato com a parede intestinal, forma-se um gel que carrega com ele, as toxinas e o colesterol ruim.

Pomadas a base de Erva-de-bicho e Hamamélis ajudam a melhorar a dor, porque diminuem a inflamação local. Mas esta é uma dica que talvez você nem vá precisar mais se seguir hábitos mais saudáveis.

Só mais uma dica, caso você decida ser saudável de fato, parando de fumar: chá de lobélia com tansagem. Tome 3 xicaras por dia durante 10 dias. Faça um intervalo de 5 dias e tome mais 10 dias. Seja saudável e deixe para rir de piada de político, pois estes sim são motivo de piada! 

Até a próxima!