Este tubérculo com um nome científico meio complicado, Dioscorea cirrosa, é um grande aliado dos diabéticos por sua ação combinada sobre o Baço, Pâncreas e Rins, o que promove a formação e fortalecimento do sangue.
A polpa do Cará é rica em carboidratos de absorção lenta, por isso os acúçares, que se formam no processo de digestão, vão caindo na corrente sanguínea, de forma gradual; o que não gera picos glicêmicos, e isto é muito importante na alimentação dos diabéticos.
Além de carbohidratos, o Cará também é fonte de Cálcio, Fósforo, Ferro e Vitaminas do Complexo B que fortalecem músculos e tendões.
Este tubérculo fortalece os rins, tanto na parte Yin como na parte Yang, ou seja, seu uso na alimentação traz benefícios nas funções normais dos rins (Yin) e também das glândulas supra renais (Yang).
As supra- renais são glândulas endócrinas que tem função de transformar proteínas e gorduras em glicose ao mesmo tempo que diminuem o consumo de glicose pelas células. Também são responsáveis pela liberação do cortisol (hormônio do stress) e adrenalina.
Para a Medicina Chinesa, as glândulas supra-renais são o Armazém Energético do organismo. A longevidade de uma pessoa é determinada pela saúde destas glândulas.
O Cará pode ser usado também na alimentação de pessoas com diarréia; e em situações onde houve perda de sangue, como no pós-parto, hemorragias uterinas da menopausa.
Minha receita predileta:
Pão Integral de Centeio com Cará
500 gr. de centeio médio
200 gr. de trigo sarraceno
2 colheres de sopa de linhaça dourada
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal marinho
2 tabletes de fermento biológico
2 copos de água morna
1 cará médio descascado e cozido
Faço uma esponja com o açúcar, sal, óleo, água,uma parte do centeio e o cará previamente amassado. Deixo crescer por aproximadamente 1 hora e incorporo o restante do centeio e o trigo sarraceno ( bato o trigo sarraceno no liquidificador e penero, para melhorar a textura da massa). Deixo a massa bem mole e coloco na forma para crescer mais um pouquinho. Asso por mais ou menos 40 minutos a 200 graus.
Não precisa ser um especialista em panificação para conseguir um bom pão integral, pois é muito simples de fazer. Não é necessário sovar a massa, somente misturar os ingredientes.
O Cará cozido com sal e azeite de oliva também é muito saboroso. Experimente!
Até a próxima!